sábado, 15 de janeiro de 2011

Discussão sobre Sabedoria x Inteligência


A senhorita Bela que faz medicina e adora maquiagem (a primeira a perder um pouco do seu precioso tempo e lê meu blog e ainda comentar meu primeiro post) tinha como último post no dia que o li, uma discussão sobre sabedoria versus inteligência e lhe prometi que postaria o que acho sobre isso e minha fórmula particular sobre as duas. Então lá vai!

Em um dia bem comum do meu ensino fundamental lá pela sexta ou sétima sé
rie, enquanto eu tentava "ler" a Barsa e alguns dicionários, tive uma discussão com a bibliotecária da escola pública em que eu estudava e depois de tanta teimosia e inflamados argumentos de ambos lados, criei a seguinte fórmula para explicar o que penso sobre cada uma destas palavras:

S = I + T
onde,
S = Sabedoria
I = Inteligência e
T = Transformação



Ou seja, para ser alguém sábio tem-se que usar sua inteligência e transformar o meio em que se vive.

Por exemplo se uma pessoa tem a maior biblioteca do mundo, que decide trancar-se nela e ler todos os livros que nela estão, e morre ao ler o máximo possível, com tanto conhecimento de cada livro.
De que adiantou tanto conhec
imento, se ele morreu sem passar nada a ninguém, ou usar tudo o que leu e/ou aprendeu???

Da mesma forma há o exemplo de uma pessoa que tenta ajudar a todos e transformar da melhor forma possível o meio onde vive, mas não se dedica a estudar, a aprender e a obter conhecimentos gerais e específicos minimamente necessários. Assim ela não será uma pessoa sábia.

Então a Sabedoria depende da soma da Inteligência (o conhecimento adquirido) e a Transformação (a aplicação deste conhecimento da melhor form
a possível). Se alguém consegue ter parte das duas, então creio que é (ou está a caminho de ser) uma pessoa sábia!

Bém é uma idéia, afinal de contas não adianta a gente saber a fórmula e não saber como levá-la a prática de fato. E como ainda sou uma pessoa
meio (ta bom, bastante) sem noção e "defasada", aida estou em busca desta sabedoria...

XD







2 comentários:

  1. oiii :)
    olha só, acho que tá tudo relacionado, o meio em que vivemos, a criaçao, a cultura, a educaçao, tudo isso reflete no modo como agimos em sociedade,o q vai refletir na inteligencia, nos modos, etc...o tal ser humano que cada um vai ser na vida


    bjz

    ResponderExcluir
  2. Concordo!
    Tudo pode influenciar na vida, nas atitudes e no pensar dos indivíduos dentro da sociedade!
    Viva as teorias sobre a Sabedoria!!!
    XD

    ResponderExcluir